Metropolis de Fritz Lang
O primeiro filme de ficção científica em DVD.
A história é baseada no livro escrito pela sua mulher - Thea Von Harbou - visão expressionista de uma cidade, idealizada em 1926 para o ano 2026.
O filme foi produzido após a Revolução Industrial, logo as referências são de uma era fria, escura, mecância... industrializada em estilo arrojado e visualmente intenso.
Fritz Lang teve uma breve formação em arquitectura o que lhe permitiu ter uma visão "profética" futurística na construção cénica. Tentava descrever emoções sujectivas e as reacções que os objectos e os acontecimentos provocam.
Os primeiros trabalhos cinematográficos foram com Robert Wienen, em "O Gabinete do Dr. Caligari" (1919), Fritz Lang escreveu a maioria do argumento.
Tornou-se um dos emblemáticos realizadores expressionistas alemães.
Metropolis é uma cidade sobrelotada onde a discrepância entre classe é demasiado evidente. O contraste entre as elites privilegiadas e os "reprimidos" dominados pela industrialização, pelas máquinas que manobram,é envolvido em jardins monumentais e estádios futurísticos. Existe uma passagem no filme que ilustra bem este jogo cénico - um estádio cor-de-laranja sob um céu azul flutuante onde as classes elitistas privilegiadas se deliciam com com modalidades olímpicas, enquanto no underground... os "vivas" e aplausos são substituídos por sons metálicos.
A preço acessível, na Fnac (€ 17.95)... uma obra a fazer parte da prateleira :-)
5 Comentários:
Uma verdadeira relíquia a adquirir...
Espectacular...
ehehehehe
Já compraste para depois me emprestares?
ehehehehe
Não vou emprestar... só quando me fartar, muahahahah. (nada de roubar sem eu saber... aquilo não é a prateleira da biblioteca) :-)
ehehehehe...
apanho-te fora e zungas....
já o tenho em casa pa cucar....
ehehehehe...
Grande malha de filme, posso entrar também na fila dos empréstimos?
Enviar um comentário
<< Página inicial