Dúvidadádiva
Hoje, a 2: exibe, a partir das 21h15, um documentário sobre David Mourão Ferreira, assinalando os 10 anos após a sua morte.
"a maravilha é estarmos vivos" era esta a filosofia de vida deste poeta, ensaísta, professor, crítico literário e dramaturgo.
A sua poesia caracteriza-se pelas presenças constantes da figura da mulher e do amor, e pela busca deste como forma de conhecimento, sendo considerado como um dos poetas do erotismo na literatura portuguesa. A vivência do tempo e da memória são também constantes na sua obra, marcada, a nível do estilo, por uma demanda permanente de equilíbrio, de que resulta uma escrita tensa, e pela contenção da força lírica e sensível do poeta numa linguagem rigorosa, trabalhada, de grande riqueza rítmica, melódica e imagística, que fazem dele um clássico da modernidade.
O Documentário destaca a sua poesia em imagens e mostra que Mourão-Ferreira viveu a vida até ao fim. Nomes como Vasco Graça Moura, Urbano Tavares Rodrigues, João Lobo Antunes, entre outros prestarão a sua análise e homenagem a esta figura portuguesa, fundamental e eterna, das letras.
Segredo
Nem o tempo tem tempo
Para sondar as trevas
Deste rio correndo
Entre a pele e a pele
Nem o Tempo tem tempo
Nem as trevas dão tréguas
Não descubro o segredo
Que o teu corpo segrega.
David Mourão-Ferreira
2 Comentários:
Passei por aqui para te deixar um beijo...e claro ler o k escreves, porque como sabes, acho k tens uma forma mt especial de escrever e descrever seja o k for... ;)....
beijos grandes
Nanete, andas a falhar outra vez! Depois dos desenhos, vê lá se pões a escrita em dia, daqui a pouco tens uma semana a e mais e um subsídio de férias a menos!; mas muuuuito menos rugas. :)
Enviar um comentário
<< Página inicial