segunda-feira, outubro 24, 2005

"A Pata na Poça"


Na sexta-feira passada fomos ao Festival de Banda Desenhada da Amadora que, para quem não saibda fica na Estação de metro da Falagueira (Amadora-Este) com 2500 metros de "quadradinhos" e locais de venda de livros da índole. Este festival tem um caracter nacional e internacional.
A viagem de metro foi longa e exorcizei algumas dúvidas sobre os mendigos, coitadinhos que andam a pedir; principalmente um que na primeira que o vi deu-me volta ao estômago de revolta e "pena" (odeio esta palavra). E não é que o rapazito que tem a coluna partida e anda corcunda com um ar muito sofrido nas zonas a pedir dinheiro ENDIREITA-SE PERFEITAMENTE? e sai do metro com uma pacificidade, como se nada fosse, que me dá vontade de o espancar... fingido...
Anyway, chegámos, finalmente, ao Festival e estava prestes a começar uma "encenação" baseada numa BD sobre o sonho (era um pesadelo, de certeza) muito contemporânea? (sem piada). Assistimos e ainda se ouviam os últimos preparativos para a inauguração, martelos...muito suaves.... toc toc toc.. "Ok, isto não está pronto, qual é a ideia? esqueceram-se que era hoje?"
O teatrinho foi fraquito para não falar na banda sonora que os acompanhava na rábula... completamente... nem sei descrever, ou melhor... os senhores da mesa de mistura deviam estar sob o efeito da tinta que tresandava no ar e forneciam-nos/lhes os maiores "pregos". Na minha opinião nem sequer ensaiaram porque os vários episódios não tinham uma continuidade musical e mística (que deveria ser a ideia deles... suckers). Se o Pescador lá estivesse rebentava de orgulho, eheheh. Eh pah, mas será que não se consegue fazer nada com jeito e PROGRAMADO PREVIAMENTE???? Bem, as luzes acenderam-se e começámos o tour pelo espaço. Comentávamos "não te encostes a lado nenhum... pela broca a furar pladur e martelada no ar, isto ainda deve estar MESMO fresquinho". Várias editoras estavam presentes e algumas ainda não podiam vender: "como é que é... eu já não venho cá...se quiser comprar um livro, hoje, não posso?" - "Só a partir de amanhã" .... aaargh!!!
A parte da BD estava muito boa, fiquei surpreendida com alguns trabalhos e alguma mistura de técnicas e foi por causa dessa mistura de ecoline e tinta da china que me aproximei de um quadro (uma armadilha...), que retratava uma espécie de Capuchinho vermelho vs Barbie nos bosques, que o meu pé resvalou para o que inicialmente (1ºs segundos) parecia chão irregular. Confirmou-se, mas o que não teve piada é que essa irregularidade era um 'LAGO' DE TINTA PLÁSTICA branca (sniff)... fiquei furiosa e tentei limpar... mas não saíu. Chamei uma assistente, que se pirou quando lhe mostrei a bota... mas lá fui falar com a direcção e prometeram resolver-me o problema... "yeah U better mister" ...
Saímos e lá fizemos aquela longa viagem de metro outra vez até ao Chiado. Mesmo antes das portas fecharem entra um sujeito com umas correntes na mão e um género de coleira e sentou-se mesmo à minha frente com um ar de psicopata e com uma legenda de "Hannibal Lecter" ... Uhhh, até sair eu parecia tofu. nevermind... a saída do metro foi mesmo uma correria... comprámos, sem intenção, bilhetes simples e tivemos que sair dois a dois... nunca corri tanto nas escadas rolantes... "pssst oh meninos...têm que comprar bilhete"...
Aproveitem o Festival. Atenção às poças!!! :-)=

5 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

24 de outubro de 2005 às 12:12  
Blogger Electrobot disse...

Grande aventura...eheheh.

24 de outubro de 2005 às 23:46  
Blogger apereira disse...

Sem dúvida!!! mas foi fixe, ainda demos boas gargalhadas no meio de 123.875.056789. palavrões!!!

25 de outubro de 2005 às 09:41  
Anonymous Anónimo disse...

Olá!

Por acaso fiquei meio triste dessa descrição que fizeste da peça de teatro. Pelo o que me tinham descrito, eu tinha ficado entusiasmado para ver... nem que seja porque se baseava no Sandman.


Bom, a partir daqui, agradecia que apagasses este comment porque ñ tem nada a ver com isto e foi o unico metodo que encontrei de comunicar ctg. Ñ te consigo enviar e-mail através do endereço que me deste, assim aqui ficam as Infos que pediste:

28 de Outubro
Festa Mundial da Animação
-------------------------
Contactos:
- citen@gulbenkian.pt
- 21 782 35 05


.Concert for a carrot pie - 0:11:37 - Desenho - canção

.Fast Film - 0:14:00 - Recortes - sem diálogos

.La révolution des crabes - 0:04:50 - Desenho - legendado em português

.L'inventaire fantôme - 0:09:44 - Marionetas, animação 2D - legendado em português

.Through my thick glasses - 0:13:00 - Marionetas - legendado em português

.City Paradise - 0:05:58 - Desenho, imagem real, 2D e 3D - diálogos em inglês

.Falling - 0:05:58 - Animação 3D - sem diálogos

.Flatlife - 0:11:00 - Animação sobre acetato

.Jo Jo in the stars - 0:12:00 - Animação digital - diálogos em inglês

.Little Things - 0:11:00 - Desenho, Animação 2D - diálogos em inglês

Total: 1:39:07

Espero que seja útil.

26 de outubro de 2005 às 02:39  
Blogger apereira disse...

Olá Luís! telefonei hoje para a Gulbenkian e vão-me enviar a informação toda por e-mail e espero publicá-la aqui no blog. Entretanto já reservei os bilhetes para o pessoal. Encontramo-nos todos lá :-)

26 de outubro de 2005 às 12:39  

Enviar um comentário

<< Página inicial