quinta-feira, outubro 27, 2005

Das Kabinett des Doktor Caligari

Os tempos mudam, as reminiscências fazem-se notar cruelmente (no melhor sentido)...mas obviamente sem conservarem a solenidade e pureza da década, época, estilo, etc... original. Gosto destas fusões, sobreposições de técnicas e atrevimento à capacidade de entendimento das massas. A provocação está na rua e não é de agora... começou há muito, mas só "agora" se exorcizou e tem-se notado algum magnetismo e adesão da parte de muita gente!
As correntes literárias e artísticas têm vindo a ser utilizadas para
inspiração de muitos. Mas para mim o Expressionismo é uma das mais importantes, quase chave mestra para introdução/integração dos outros "ismos". Deixo-vos aqui uma sugestão muito interessante, o filme - "Gabinete do Dr. Caligari" realizado em 1919 por Robert Wiene.
É a obra cinematográfica fulcral do movimento expressionista alemão. Este movimento postulava a substituição da transparência narrativa por um caos fundamental. O filme precipita o espectador num mundo de pesadelo, esquizofrénico, repleto de sombras, enigmas e personagens medonhas. Intriga e mistério...
Os cenários deformados, a maquilhagem violentamente estilizada dos actores e a concepção visual e fotográfica surrealistas conferem a esta obra o estatuto de “única” na História do Cinema.
Trata-se de um rapaz (narrador omnipresente) que conta a outra pessoa a sua incrível história, iniciada num parque de diversões.
Entre as atracções, um bizarro doutor/quase oportunista, ao ponto de fazer da ilusão o seu método científico de pesquisa, exibia em palco um sonâmbulo. Entretanto, desaparecimentos misteriosos são assinalados na cidade, sobretudo à noite. Jane, a namorada do narrador, é raptada em plena noite. O doutor e seu acólito parecem ser os culpados. Mas a realidade depressa toma proporções que se confundem com a imaginação delirante de um louco.
É incrível a fotografia, as expressões das personagens, o movimento e as conclusões que cada um retira do filme...(numa espécie de ludibriação inconstante).
Está à venda na Fnac o DVD, Zona 2 (33€) e julgo que apenas seja possível a importação... mas é uma pérola a não perder!!!