quarta-feira, dezembro 14, 2005

Cash in the Attic


...este é o nome de um dos programas da BBC; um género de House/Garden Invaderes ou Changing Rooms, com outra dinamização propulsora.... :-)
Ontem vi-o pela primeira vez e achei fantástico...
Ora,... consiste em "esvaziar" a casa/sotão de cangalhada e bugiganga que as pessoas acumulam ao longo dos anos... ou seja... alguém da casa (DESCONTENTE) contacta estes senhores e eles vão a casa sobressaltar a/o coleccionador(a) de trapinhos, bonecada de louça e outras peças intragáveis que as pessoas recolhem nas suas casas, chamando-as de decoração (valha-me deus). Naquela altura desejei que houvesse este programa cá... era uma limpeza que fazia na minha casa e um ataque cardíaco para a minha mãe... começando pelo cão ...muahahahahahah).
Com muita resistência a nobre senhora(traída pelos filhos) abre a sua porta a estes defensores da limpeza, amantes de leilões e homens creditados da boa decoração...simples... e simpática para arrasar com a pinderiquice acumulada. Bem, estas pessoas normalmente compram estas coisas á toa, nem tantnto pelo bel prazer de as plantar nos armários das suas casas... "Mrs, Dennam why did you both this?" ... "Oh dear, it cost only one pound" ... diagnóstico: ela deve ter uma costela portuguesa... o objecto, sem qualquer caracter decorativo ou funcional... uma tijela, vidrada meio partida.... um caco. Bom, mas o objectivo deste programa é recolher a cangalhada toda e levar a leilões (que são habituais em Inglaterra) e atingir 1000 libras que reverterão para um presente á escolha da família (neste caso foi uma escada para o sotão).
E lá foram eles com uma carrinha de caixa aberta para um leilão onde já tinham especificado o valor de cada peça...
Concluíndo, a bugiganga desta família passa para outras famílias.. o que permite, na minha opinião um ciclo vicioso na transição de objectos e para a continuação do programa...
Por acaso nunca fui a um leilão... e achei piada como as pessoas que licitam agem... piscando o olho, levantando o sobrolho, levando a mão ao nariz.... foi um piadão.
A família atingiu mais de 1000 libras... (curiosamente....) por peças que não valiam um chavo. Claro que o resto das outras pessoas que participam têm casas de velharias e recuperam essas peças para vender a outros pelo dobro.
As "garage sales" são outros dos "movimentos" que por cá não se vê... e que nos EUA é muito frequente... aqui... ou se metem ao lado do caixote do lixo ou vai-se à feira da ladra... nada excitante :-(
http://www.bbc.co.uk/antiques/tv_and_radio/cashintheattic_index.shtml