quarta-feira, novembro 30, 2005

Imaginary Friends??? do you have one?



Quando não há mais nada interessante... o Cartoon Network acaba por ser a minha companhia... principalmente por causa de uns desenhos animados - "Fosters Home for Imaginary Friends" - que dá todos os dias (depois do grande Samurai Jack) . Dá por volta das 17h/30... (e agora só posso ver ao fim-de-semana). Que eu tenha referência acho que nunca tive um amigo/ou amiga imaginário(a), apesar de falar muitas vezes sozinha (mas isso só prova mesmo a minha natural insanidade, :-P). Sei de muitas crianças que têm um... como será que elas o vêem? Será que é a nossa sombra transformada pela imaginação? Pois esta casa do Foster é muito engraçada... e tem dois personagens muito interessantes que fazem asneiras, atrás de disparates - Mac e o Kazoo - são episódios muito divertidos... e até se pode escolher um to became friends :-) No fundo acho que todos temos um amigo imaginário. A minha prima L um dia contou-me que numa estação de comboio em Londres, estava sozinha e cheia de frio... e que de repente sentiu um "género" de abraço quente... came from nowhere (porra só me acontece esse tipo de coisa com o aquecedor mesmo, ahahahah).

http://www.cartoonnetwork.com/tv_shows/fosters/

Pronto, eu confessso que já estava a odiar aquela foto minha à duende... a aparecer no início do blog e lembrei-me de falar disto amigos... :-/ não tenho tido tempo para postar :-/...

sexta-feira, novembro 25, 2005

Goblins are coming...



Já não se fala de outra coisa... Natal, para aqui, Natal para ali... enfeites por todo o lado, luzes e brinquedos sacos de compras, embrulhos enormes... e os putos com um sorriso de orelha a orelha.

Pronto, este ano decidi que não vou fazer árvore de Natal... irá ser um dia como outro qualquer, à excepção se der pela milésima vez a "Música no Coração" aí terei de ter consciência que é "esse dia".

Tenho saudades de outros tempos e acho que o meu espírito natalício anda a precisar de ser "avivado" tipo o Scrooge?! ... quando chega a esta altura o meu "enterior" revela-se mais pequeno, viajo no tempo em que ainda tinha a minha avó Mariana e que o Natal era com ela. Devia ter uns 7/8 anos, a véspera e o dia eram passados em casa dela... tudo como mandava a tradição; o bacalhau, o perú e todas as comezainas gordurosas (que eu até nem ligava muito... era mais fã daquelas sombrinhas de chocolate :-))). Lembro-me como se fosse hoje (e ainda consigo sentir aquele pequeno entusiasmo)... da hora em que chegava a casa dela, radiante (porque ainda não tinha recebido o presente de aniversário - que é a 21 - ) e a primeira coisa era sentir os cheiros no ar, à mistura de café e cevada que inundava a cozinha e os preparativos... depois, ela levava-me à sala, onde tinha o meu presente de aniversário... normalmente era uma Nancy, ou uma Tucha (aquelas com grande pés... as barbies apareceram depois) depois corria à casa da minha amiga Susana (onde andas tu mulher???) mostrar o brinquedo, passávamos a tarde a brincar com o telefone (quase verdadeiro) vermelho e com as bonecas... e roupas da irmã... umas entrouxadas (como diziam as mães)... Ah... ela tinha sempre uma caixa de bombocas com sabor de morango para mim... nhamiiii embrulhadas :-)

Chegando perto das 17h, a minha avó dava o seu valente grito... para eu ir lanchar... além de estar empanturrada de bombocas ainda havia lugar para um mimo quente e chá príncipe, como só ela sabia fazer... e para umas línguas de gato ( claro que para o bacalhau já não havia espaço e o amuanço ao jantar era normal... "porque te empanturraste de doces...")... mas a avó dizia logo para não se preocuparem... comeria melhor antes de deitar... entretanto havia sempre ameaças de que o "menino Jesus" não dava presentes às meninas que não comiam o jantar... bla bla bla... e a avó piscava o olho... como quem diz... "não lhes ligues"!!!

Antes de deitar, todos conversavam na sala... víamos filmes, a preto e branco, sobre o Natal, ríamos e eu continuava nas minhas investidas à roupa da minha tia, para me "entrouxar"... colocava maquilhagem (coisa que hoje não faço) e dançava no meio do quarto em frente ao espelho... e quando o cansaço pendia.... vinham as bolachinhas d'oro e o Ovomaltine para aconchegar o estômago e ficar mais quentinha. Dormia sempre com a minha tia e aquele cheiro de lençóis nunca mais me saíu da memória... permanece intacto. Dormia (achava eu) com um olho aberto e outro fechado para ver o "menino Jesus" descer a chaminé... e colocar no meu sapatinho o presente :-) a excitação era muita mas acabava por dormir à mesma... e quando ouvia barulho na sala... lá estavam todos à minha espera... com leite, cevada, torradinhas e uma coisa dentro do meu sapato - uma nota de 100 escudos e um chocolate regina. Ao lado os presentes dos meus pais... mas o que mais me maravilhava era aquele simbolismo do sapato.

Um dia ela foi embora, para sempre... deveria eu ter uns 11 anos e não percebi muito bem o que se tinha passado... mas percebi que os meus natais iriam ser, para sempre, diferentes.

E foram, à sua maneira, o "menino Jesus" foi substituído pelo Pai Natal e juntávamos-nos todos na casa de uma outra tia. Adorava ir ao sotão buscar uma enorme árvore e os enfeites que ela gabava terem sido comprados numa feira espectacular em Amesterdão. Eu, o meu primo e o meu irmão compunhamos tudo mas a estrela tinha de ser posta pela dona da casa... para não falar no que estragávamos por andar à bulha... "esta bola é aqui"; "não é nada"; Gosto mais desta" e partíam-se coisas "sem querer" :-) judeus... as minhas tias cozinhavam, nós judiávamos com o meu tio João, andando de bicicleta pela vinha, corríamos o laranjal ao ponto de na hora de jantar estarmos pretos...e cheios de vontade de agarrar as fatias douradas da tia Dulce. A hora de abrir os presentes era sempre uma festa... lembro-me, em particular, que o meu tio adorava queimar coisas na lareira, garrafas de sumo, bolo que já não queria ... e deitou fora o meu envelope que ainda continha os 100 florins que eles me tinham dado... eheheh... a partir daí, emendou-se... para não ter despesa extra.

Entretanto, crescemos... os irmãos casaram, os primos casaram, começaram a ter filhos... e outras famílias... se compunham... outros cheiros e rituais apareceram, desapareceram... enfim... é um ciclo que começa, termina, volta a começar... mas sempre diferente e ainda bem!

Hoje ficaria aqui a descrever ... o dia inteiro... memórias e sentidos e lágrimas... mas vou deixar isso para os meus momentos mais íntimos!

quarta-feira, novembro 23, 2005

Cor, tecnologia e divertimento, em viagem?


Pois é... a tecnologia e a modernice bateu em força. Sinal que as coisas progridem e que há pesquisas a permitir que os consumidores sejam mais felizes (dentro do carro).
Já me deparei várias vezes com este modelo 3G nos automóveis... écrans nos bancos traseiros, consolas de jogos e Ipod..imagine-se... (já pareço a velha do anúncio do continente... "no meu tempo"... nha nha nha).
Realmente as caras dos miúdos (de alguns) são bem diferentes da minha altura que tinha de ouvir os relatos de futebol em viagens... longas... (daí ter alergia... ) ou só ouvir a música que os pais queriam ouvir... ou se ia com o walkman, na descontração da minha música, era acusada de não conversar/interagir durante a viagem (DECIDAM-SE!!!!) para não falar do enjoo permanente na estrada do alentejo... :-/
Agora, os putos têm cá uma sorte...PUXA!!!... podem ver filmes, na íntegra, a caminho da terra dos avós, ligar o Ipod ao sistema de audio da viatura ( o mercado até "oferece" várias alternativas e adaptadores) e ter um leitor de DVD versátil, com capacidade de ler cd's, ficheiros com fotos e mp3... e graças a essa versatilidade, a parte da frente pode ir a ouvir música clássica enquando os ocupantes traseiros podem ir a curtir uma rockada... fabuloso!!!!
Ah... para não falar num sistema integrado de bluetooth para efectuar chamadas, e receber, do telemóvel bastando uma activação de voz... WOW... :-) e os aparelhómetros? (tipo GPS) com cartografias.... (Oh... isso não tem piada... giro é abrir o mapa todo e evitar o despiste conduzindo apenas com uma mão, hesitando pelo IP não sei quantos... ou EN... quinhentas...)
Andar de carro, já divertido... e já não se ouvem os genuínos ruídos das crianças a perguntar: "are we there yet"????... a cada km que passa :-)
Claro que eu nunca poderia ter um carro desses... pois assaltavam-me de certeza, ehehehe... :-)

terça-feira, novembro 22, 2005



Louco é aquele que não suspira,

Louco é aquele que não ama,

é aquele que anda pela calçada e não grita, porque tem medo

Medo de sonhar e não ter páraquedas... e despedaçar o pensamento...

E quando finalmente a coragem é levada pelas folhas, o vento cobre-as de areia e o mar salga-as colocando-as em cena principal, onde nem as núvens mais espessas conseguem cobrir o sol...

(tenho de deixar de ouvir lamechices... WAKE UP GIRL ... hummmm ahhaha... vou ter de mudar para a Oxigénio outra vez... a Radar dá cabo de mim... às vezes)... Mas isto a propósito de um amigo ter colocado uma frase a respeito da loucura... aí tens... o que eu penso dela!!! :-)

A nossa rua...


"Diz quem sabe e muito viu que, à primeira vista, todas as ruas são parecidas. Com pequenas diferenças, aqui e acolá, todas têm casas, lojas e janelas, e gente a passar.
Mas numa coisa A NOSSA RUA é diferente das outras e, por isso mesmo especial.
Embora pequena e metida, sem querer, num bairro pacato, a NOSSA RUA é uma porta aberta a todos os amigos que lá queiram entrar."

segunda-feira, novembro 21, 2005

Fight Club


Estas Presidênciais estão a causar muita polémica e reviravolta na cabeça dos portugueses...
Muitos estão convictos que Cavaco Silva vai salvar o país (não querendo ferir susceptibilidades partidárias) o homem afundou a causa quando foi primeiro ministro. O mal é que os portugueses têm memória curta e contentam-se com as migalhitas que lhes dão. Ainda há pouco tempo tive a infelicidade de estar numa fila para marcar um exame, de onde se via a Ponte 25 de Abril e dois tipos de meia-idade olhavam para a ponte e 'bafavam' um para o outro... (acreditem que de manhã eles já deveriam ter consumido o seu bagacito com leite) "tás a ver oh...J. isto é um ultraje... se foi Salazar quem construiu a ponte e mandou meter o nome dele... porque é que mudaram?" "25 de Abril" isso foi alguma coisa?" "Pensam eles que mudaram muito... o grande homem (Salazar, como se fosse DEUS) deve-se estar a revirar na campa" (não amigos...ele caíu da cadeira)... se não fosse a minha falta de paciência para esperar em filas... e a dormência às 07h00 acho que teria dado com o guarda-chuva em alguém.
Pois é, Portugal está dividido entre as duas personalidades - Cavaco Silva e Mário Soares... (que se enterra cada vez que abre a boca). Uns ficaram em 1973, outros ficaram na revolução e ainda há os outros que avançaram de 1975 para a frente usufruindo a sua liberdade... fazendo parte da história e passando o testemunho aos outros.
Passados 30 anos, regressámos a 1973... com o governo PSD/CDS... e viu-se renascer a ditadura.Será que as pessoas não têm capacidade de ler, ouvir, ponderar sobre o futuro do país? O tio Jerónimo até teria alguma capacidade, não fossem as gravações em arquivo das performances balhonas (baile) nos comícios/convívios... mas ele tem voz activa e é perseverante, apesar de ser da velha guarda o que pode ser uma desvantagem. O Manuel Alegre poderia acrescentar alguma "poesia" ao país... o lirismo desapareceu, só se pensa em ultrapassar o outro. Falta humanidade na vida das pessoas...
tenho uma ideia porque não os metemos a todos a governar? Há gajos que têm amantes às 2ªs, 4ªs e 6ª... (como o instrutor de condução do meu irmão)... mas já ficou flácido desistiu das aventuras... anyway... era giro termos 5 presidentes da Republica :-) Não?...

Menu de Degustação parte II


A foto que faltava (antes de acabarem as pilhas); continuam a faltar personagens... (A Claudia, que para variar chega sempre atrasada, o Daniel, que mora a 3 metros do sítio e veio a contar pedrinhas pelo caminho ...) Isabel, desculpa mas os meus braços não são tão compridos para te apanhar... peço desculpa à outra metade da tua cara...linda; João... sem comentários... o que vieste a fazer pelo caminho..com esses olhos...; Zé... pareces aqueles monhés que andam a vender tapetes/carpetes e aparecem nas fotos, sem querer, ahahah; eu e a Teresa, as pontuais (por incrível que pareça).
E ainda não tinhamos bebido nada... deveria haver uma foto pós-jantar... onde os sorrisos eram bem diferentes :-))) bah ahahaha.Gosto muito de vocês!!! ****

terça-feira, novembro 15, 2005

Mãos à obra para revolucionar este país


"VIEIRA, O CANDIDATO BUÉ DA JOVEM!
ASSINE JÁ!
1- Ir ao site Vieira <http://www.vieira2006.com>
2 - Imprimir e preencher as Declarações 1 e 2 de acordo com as instruções.
3 - Ir à Junta de Freguesia certificar a declaração.
4 - Enviar para a caixa postal indicada no site.
5 - Fazer forward deste mail para a vossa mailing list.
6 - Imprimir o boster anexo, fotocopiar e colar em todas as esquinas, multibancos, autocarros, portagens, parques de estacionamento, cinemas, etc."

A personalidade mais emblemática do nosso Portugal volta a candidatar-se :-)
Toca a recolher assinaturas e acabar com as "carcaças" que se querem candidatar e alertar os portugueses (que têm memória curta) o que estes senhores fizeram enquanto se mantiveram no poder... Mário Soares vendeu o país e Cavaco Silva sobrepôs a venda em espancamento cultural.
Manuel Vieira à Presidência :-)
Façam de conta que foi o Scolari que pediu a vossa colaboração, movimentem-se as massas e vão à luta por um pedacinho melhor!!! Não é Portugal que está em causa? Então porque se espera?

segunda-feira, novembro 14, 2005

"acabadinho de roubar, dona"


É um desatino sempre que se decide usar o ferry para passar o rio Sado.
Desde o momento em que se compra o bilhete até aguardar a entrada no barco é-se confrontado pela vaga de "ciganage" abundante naquele pedaço. Eu tenho ideia que eles se multiplicam, são pioires que as bactérias/fungos ou piolhos... uns vendem roupa, outros máquinas fotográficas, câmeras de vídeo, binóculos (este em particular faz-me lembrar um episódio com o meu irmão que julgou ter enganado o tipo... comprando o "aparelho" por 10€? - conclusão...as lentes parecem ser garrafões de vinho muito usados...). Depois em parelha, em tom de confratrenização aparecem os vendedores de bilhetes de lotaria que te dão sempre aquele toquinho no vidro COM A BENGALA :-/ e tu olhas e dizes que não... as mulheres, meio escravas, meio eslavas com crinaças ao colo a vender pensos rápidos... etc... (desejas entrar para o barco o mais rápido possível). Nem com a chuva eles se evaporam dali, parecem cogumelos... com o material na mão a impingirem-te... se ainda por cima tiveres o vidro aberto, despejam-te a cangalhada toda para o colo e obrigam-te a falar com eles.
Houve um que esteve pelo menos 5 min, à chuva a tentar vender-me uma câmera de video - "acabadinha de roubar, dona"- e batia-me no vidro - (pois, mas não me interessa, adeus, respondi...) e ele continuo a falar sozinho para o vidro... (esta gente tem uma lata) Dava para fazer aquela experiência que a MTV faz com o "Boilling Point" a ver até que ponto as pessoas se irritam com estas sanguessugas. :-)
Em tempos assisiti a belas fugas e performances destes parasitas quando a polícia decide fazer-lhes uma visita e confiscar-lhes o material. Estes tipos treinados dariam excelentes atletas, de alta competição, em provas como os Jogos Olímpicos/Jogos sem Fronteiras - salto em altura, obstáculos -hyde & seek e prova dos 100 metros. :-)

quinta-feira, novembro 10, 2005

Menu de Degustação :-)


Não resisto aqui a falar-lhes de comidinha. A equipa de sempre, dos "repastos épicos" (que eram étnicos mas passaram a épicos...imaginemos porquê) para estas coisas da gula resolveu experimentar um restaurante (no Montijo - sítio feio - mas nice place, good food) numa espécie de S. Martinho adiantado. Recomendo-vos... muito!!!! Ora reparem... Menu de Degustação... a começar a jantar às 21h e picos... "estragados" de fome... a demanda foram as entradas...que eram deliciosas... claro que quem tem mais olhos de barriga fica-se pelas entradas mesmo... para comer os 2ºs pratos foi um "vê-se-te-avias".
Menu n.º1
Entradas
Lapas da Madeira; Foie-gras c/ Redução Moscatel;
Queijo de Cabra Gratinado; Ovos Mexidos com Farinheira
Mini Pratos
Trouxa de Cherne e Alho Francês;
Arroz de Pato com Frutos Secos e Queijo Gratinado;

Sobremesa
2 sobremesas
Observações:
Só disponível de 3.ª a 5.ª feira


http://www.tavernadelrei.com/car_6_deg.htm

(o ambiente é muito agradável, o restaurante era (quase) nosso e jorrou muita sangria...por mim servida, claro... muita toalha suja... que posso fazer a esta "ataxia"??? ahahahah
Na foto faltam alguns elementos... aguardamos pelo resto das fotos interrompidas pela falta de pilhas NÉ???? :-/

sexta-feira, novembro 04, 2005

Bal Moderne


Desde miúda que o ritmo me assente fortemente...se a música for do meu agrado, a perninha geme :-) e contagia o resto. Os bailes são eventos engraçados de ir, observar e passar um bom bocado... se a companhia for agradável (para segredar opiniões e rigozijo)mais completo fica o programa... mas nunca fui muito de "bailes", literalmente. Quando na minha terra de coração/afinição, na costa alentejana, há uns bailes de Verão, o pessoal gosta de ir observar, tiramos umas fotos, rimos (muito) porque consegue-se achar por ali grandes cromos "contemporâneos" da verdadeira teoria de um baile (danças com toda a gente, mesmo que não queiram dançar contigo - vi uma senhora muito aflita este Verão, sendo abalrroada e agarrada com umas mãos que mais pareciam 'tenazes' e sacudida por um velhote muito eufórico[de espírito um bocadinho alcoolizado] num perímetro, pequeno ;-) - ... já andas à procura de outro par antes de acabar a modinha e há quem fuja dos ângulos mais afoitos - eu). Amanhã acontece aqui por terras de Palmela o Bal Moderne.
Ora, são (...)" Três danças de aproximadamente 3 minutos cada, especialmente concebidas para o momento, são ensinadas ao público durante uma matiné de baile. Cada dança aprende-se em 45 minutos, num ambiente agradável e festivo, o contrário de uma aula de dança convencional, e mais descontraído do que uma discoteca da moda.
Nem a idade nem a aptidão para tal constituem um obstáculo à participação – a mistura equilibrada das diferentes danças propostas durante a matiné faz com que toda a gente encontre a que mais tem a ver consigo. As danças são concebidas para não excluir ninguém, nem mesmo aqueles que vierem sem par. No fim da matiné, o público pode voltar a dançar em conjunto, numa verdadeira atmosfera de festa. Cada uma das danças é coreografada por um artista de renome ou emergente. O Bal Moderne favorece a revelação de jovens talentos (ahahah) que sejam verdadeiramente originais em matéria coreográfica.Dançar as suas mini-criações permite também ao público familiarizar-se com um processo de criação artística e assim tornar-se ele próprio um pouco artista. Cada uma das danças é transmitida aos participantes pelo seu criador ou por um bailarino profissional. Um grupo de animadores é recrutadopara ajudar o público" (...)
5 de Nov - 15.00 - Bal Moderne (Bélgica) - Bombeiros Voluntários de Palmela 4 €

quarta-feira, novembro 02, 2005

Um bocadinho de "Pop Art" e Silhouette


Sempre fui grande apreciadora daquele lado louco do Warhol, da genica cerebral entre a cor, a imagem e o negativo das inúmeras figuras públicas e missivas publicitárias que produziu ao longo da sua carreira plástica artística. A fusão entre décadas, épocas e expressões literárias/artísticas estão a surgir de novo nas ruas e na mentalidade daqueles que melhor as dominam. O expressionismo é a grande base para a miscelânea.
Carlos Melo tirou a foto, Miguel Mares fez a montagem...
Obrigada pelo "tratamento" :-) meninos