terça-feira, abril 25, 2006

ArtemSax "Entre Paredes"



(pastel seco/acrílico s/papel - apereira)


de mão suada, cravo seguro com elegância, aromas sublimes no ar... as luzes apagam... e retrai-se o público com acordes de saxofone em volta da sala...
daquela guitarra desponta o amor, por entre cordas de mãos dadas. A pele exalta-se, enche-se o peito, arrepiam-se os sentidos... no entanto e entretanto... corpos desnudados balançam ao sabor de melodias, como ondas de mar sem sal, simples e puras; passeiam-se, em voz, poemas pelo palco, correm sonhos na voluptuosidade do ser e do toque.

Homenageia-se, tributa-se a um grande senhor da música portuguesa, que sentia e que respirava o grande pulmão das palavras em códigos perfeitos, feitos de "movimentos perpétuos".
Minados pelo sonho e por uma liberdade secreta a noite atravessa com exactidão as memórias que ainda nos dão esperança que o mundo se modifique, que há beleza... que ainda há quem sinta... embora o sol seja sempre o mesmo.

Aplausos... aplausos!!! e pé ante pé, não fosse a madrugada acordar seguimos na solução do poeta!!!

"Entre Paredes" é um espectáculo que aborda a música de Carlos Paredes, fazendo fusão entre o timbre e a sonoridade complementado por manifestações artísticas, poéticas e muita dramaticidade.

Vale a pena conhecê-los...

www.artemsax.com

a poesia saiu a rua...



(pintura de Helena Vieira da Silva)
Uma das expressões mais bonitas...

" A realidade entra-me nos olhos
com este sol húmido de confusão...
Penteia-a agora tu, sonho,
com a bruma da exactidão"

(José Gomes Ferreira - Poesia)

segunda-feira, abril 24, 2006

Festival do Queijo Pao e Vinho


OH YEAH... somos uns sortudos... (perdoem-me a petulância, mas é assim mesmo)
Além de vivermos numa das zonas mais ricas e privilegiadas do país, somos beneficiados com estes eventos para nos lembrarmos o quanto é importante contribuir para o desenvolvimento económico desta região, promovendo os produtores de vinho, pão e queijo e não só... a doçaria regional tem grande peso... (nos pneus adquiridos no excesso... de gula)

de 28 a 30 de Abril, o pavilhão do Quintajense, em Quinta do Anjo, vai ser mais uma vez palco deste certame que já vai na sua 12ª Edição. O Queijo de Azeitão vai ser o tenor desta opereta... quanto ao resto do elenco não terá menor destaque, CLARO!!!

É importante continuar com as tradições, usufruir do melhor que a terra tem para nos oferecer e não menosprezar, nem deixar que se perca esta cultura, sendo nós, consumidores, locais, meros expectadores, os incentivadores desta perdura.

O pão é, todos os dias, amassado com mãos do tempo e da experiência, o leite que serve para fazer os queijos... fermentado nas zonas pastoris de mais prestígio da nossa serra e o vinho...esse, incubado, nas melhores pipas de madeira... frutado ou seco é poderoso... (cuidado com a condução no pós festival) não mata mas moi, MUAHAHAHAH.

Vão de taxi, arranjem amigos alérgicos ao álcool, porque o vin rouge escorrega bem, mas quando chega o "homem do martelo" traz com ele a banda toda... e aí... será difícil a coordenação de movimentos...reflexos... ou até mesmo a articulação simples de palavras :-) Certo ano, o meu pai pediu-me para ser a "choffeur" numa ida ao festival... e quem acabou por conduzir foi ele... tal era o meu arrastamento... de apenas 1 copo (mas isso é porque eu sou tenrinha... ).

Façam um regime nesta semana... para guardarem espaço na "despensa" para degustar de tudo, desde o pão quente, estaladiço com manteiga de ovelha a escorrer dedos abaixo, queijo seco, amanteigado, fresco (André... posso fazer publicidade?, hihihihi...eu encaminho-os à tua banca)... o vinho... ah o vinho... para alagar a mistela... e para terminar (consoante a preferência da ordem) a doçaria... as queijadas de amêndoa, de requeijão... os bolinhos secos.. vários... o arroz doce com leite de ovelha... os licores espirituosos.... o mel... e até cosmética natural com ervas da arrábida e mel... uma maravilha!!! Quem está de dieta...desista... pelo menos 1 dia... porque aquilo ferve... OH Lah se ferve :-)

A filosofia deste festival engloba também outras iniciativas como o concurso de ovinos saloios, passeios de BTT e pedestre pela Serra. Portanto... calçem o "téni", venham confortáveis... passeiem... e encham a "máquina" :-) (é a oportunidade de vestir aquela roupita mais larga.... if U know what I mean)...

(ainda vou ser acusada pelo Instituto de Cardiologia... endocrinologistas e nutricionistas... por esta feroz publicidade/inventivo à GULA.... a igreja é capaz de me mandar uma cartinha também :-)))))

sábado, abril 15, 2006

Descubra as diferenças...



Podia lançar um grande boato... e afirmar que Alex Kapranos, vocalista, guitarrista dos Franz Ferdinand... nos intervalos das suas tournées dá uma ajudinha ao Tobias - Restaurante no Carvalhal (Comporta), onde se come o melhor arroz de marisco... e TUDO lá é bom... fica a dica amigos (Tobias, estás-me a dever uma) e tem sotaque brasileiro (para disfarçar ÓBVIO)

O que é certo, que este jovem brasileiro podia ser um sósia do Kapranos... ele até me confidenciou que nas suas férias em Espanha foi abordado por umas raparigas a pedir autógrafos... (pode ser mentira.. mas também pode ser verdade).

What tha....




Onde estamos?...

Qual?...

2006, Portugal, Lisboa... algures a poucas horas do entardecer... o dia fez-se e continuava bonito e cálido...
eu e T decidimos rumar à cidade para fazer um presente para I; recorremos à lojinha de missangas, contas, fios e zingarelhos apropriados, mais badalada da zona (não vou, como é óbvio, publicitar e dizer que é aquela na R. Anchieta...com none italiano??? :-/) passámos algum tempo a desbloquear o sector cerebral, neutralizando a ideia de maneira a fazermos um colar único para a amiga.

padrão com padrão, missanga, contas e continhas, desarrumámos metade da loja...subtilmente, claro!!! O plano consistia, originalmente, em fazer a peça e tirar uma foto nossa, objectivamente, para PROVAR que tínhamos sido nós as criadoras.
T, enquanto eu estou a braços com o enrolamento dos arames, de alicate na mão, mordendo a língua... saca da minha mala a máquina e tira-me uma foto... nisto dois olhos perscrutores lançam-se sobre nós em tom agudo: - "DESCULPEM; VOU TER QUE VOS PEDIR PARA APAGAREM ESSA FOTO, É PROIBIDO TIRAR FOTOS AQUI"...

Eu, fico sempre constrangida nestas situações e para variar, sem reacção.... "huh, uh,..ah... ai..pah" T debate-se com a 'titã' obrigando-a a questionar-se acerca dessa "regra"... nunca tinha visto T em explosão inquisidora, uma autêntica cliente em reclamação (hihihih)... a rapariga só dizia que eram as "regras" da casa e que as tinha de respeitar, T, continuava a perguntar-lhe: - "MAS PORQUÊ, EXPLIQUE-ME???", ... e eu de alicate na mão... (com a caipirinha a fazer-me efeito)... ria-me desmesuradamente... T olha para mim com um olhar à "Damien" e corta-me o risinho nervoso com um: - "VAMOS EMBORA"... aí é que me vi... atrozmente num ciclo de respostas químicamente neurais em padrões distintos.... ou seja: - "huh?" (de olhos esbugalhados) ... nisto emerge uma cliente que aproveita o clima de tensão para questionar os preços das peças e para barafustar... as atenções desviaram-se de nós... e voltámos ao trabalhinho... ahahahah... eu continuava a rir-me, avariando a minha concentração na junção de peças... T também já se ria, tínhamos destabilizado :-)... era do açucar amarelo e das limas importadas...enfim...

Os ânimos acalmam... e a moça da loja já nos devia ter rogado umas trezentas pragas, por causa de um simples FLASH (não podem tirar fotos,... nha naha... bla bla bla... raios...que país é este???) concluíndo, terminamos a obra prima... ficou bonito, estávamos satisfeitas com a proeza e extremo bom gosto, ahahahah... a nossa I vai gostar, de certeza...

Vamos para casa a questionar estas coisas e a falar de relações minuciosas que se criaram na sociedade e destes sacripantas que andam por aí...

Adiante...

Ontem rumei à minha costa alentejana e gosto sempre de apanhar o ferry... até porque estava curiosa com as transformações que Troia está a sofrer, para seu bem... espero!!! , muita obra, muita grua... buracos até mais não e nada de alterações significativas... ainda cheira ao mesmo :-) ao menos isso...




Estou a comprar o bilhete, nisto vejo um "casalinho maravilha"... ela de bikini e malinha (das ... desculpem-me a expressão - das pixas...) a tira-colo, ele com ar de safari de Moscavide, meia preta e sandalinha castanha (eu sei que é feio falar assim das pessoas, mas a minha língua é de trapo e tem picos) TUDO NORMAL... as pessoas passam na rua... benepláticas, ninguém se parecia importar, aliás... é super-normal andar de bikini no meio da baixa... ou, no Centro Comercial... eu não julgo ninguém... aliás... ninguém trata daquelas pestes dos ciganos que importunam qualquer pessoa, mesmo se essa gritar bem alto, "FUCK OFF" (eles assim não percebem,,, era só para dar um ar mais cool, ao texto) "NÃO QUERO!!!!" enquanto se aguarda o ferry, a impingirem-nos óculos, máquinas fotográficas, até Ipods... for christ sake...

assim é que é...

Esqueçam as teorias de Freud, do iceberg e dos recalcamentos.. andem nús na rua, batam em deficientes (é normal diz o tribunal de menores - "qualquer bom pai de família, dá umas palmadas" ... ) no caso dos técnicos de uma instituição para crianças deficientes atarem-nos à cama, fecharem-nos em despensas escuras... etc; TUDO NORMAL ... aumentem os preços da gasolina mais 100 x... mas por favor, não tirem fotos nas lojas... sabe-se lá... pode dar prisão perpétua...

sábado, abril 08, 2006

"Escrever e ter a companhia do outro de nos que escreve"



Vergílio Ferreira acompanha-me há anos... leio as obras, releio... gosto do "Escrever"... vou lá buscar "energias" frequentemente... gosto da simplicidade das palavras... não obstante da sua pouca nitidez crítica... que existe... persiste e lá está vincada na alma fracturada das letras. Com elas inicio viagens de correntes literárias.. enchem-me o peito com o sal da aprendizagem talhada e curiosa. Um prato que se come de faca e garfo... sem limite ou profundidade, dissolve-se na boca pela melancolia dissipada do palato e pactua com a ambiguídade da memória de cada um.
Apesar de tudo, hoje, o dia foi maior... apesar de ter dorminhado, parte da tarde... acordei com vontade de me espreguiçar numa valente bola de berlim... eram 19h e ainda estava um dia carregado de sol... de cheiros...
Notam-se os sorrisos nas caras das pessoas, intensificados e naturais... "com um brilhozinho nos olhos" ahahahah...
Este tempo, apesar de eu ser uma eterna amante da chuva, entusiasma as pessoas... só ouço ideias, aqui, acolá... notícias boas, coisas hilariantes... parece uma corrente quente... embebida em vento com momentos serenos, nada de inundações consciencializadas, caladas com retalhos subversivos... sem máscaras... mas nelas, em matéria prima... nada como passar uma tarde, "espreguiçada" na tal bola de berlim, a morder o açucar nos lábios e ficar, com o sol a incidir sobre nós, numa amena e desprendida conversa com os amigos...

infinito da infinita


(...) Caíu-te em cima uma ovação de estrondo.
Foste celebrado com um calor intenso.
Reflectiste surpreendido que toda a razão disso
estava num sítio infinito em ti, que por isso nunca conheceste(...)

(...)a maioria sentou-se a lamuriar, que não há futuro
o melhor era insultarem-se mutuamente a tiro.
Quando se morre, hoje, sem saber porquê,
ou sabe-se o porquê de todos os porquês e é a razão da sem razão...
não foi, outrora a razão entronizada?(...)

(...)Como recuperar essa imagem?
De vez em quando uma certa luz, uma certa música, abre-se e vê-se(...)

(Vergílio Ferreira)
(acrílico, guache, ecoline e uma caneta que 'alguém' me deu :-) s/ papel - apereira)

Toquio?


há algum tempo que o meu grande amigo/padrinho e quase mestre (Féfes) me andava a convencer a conhecer o "Cais Sodré" sendo eu mais Lux/Bairro Alto... e Costa do Castelo. Ontem finalmente lá fomos àquele bar/discoteca chamado - TÓQUIO - uuuuhhhhh.... confesso que aquela zona nunca me inspirou confiança... pela fauna... e atributos "arquitectónicamente encobertos"... "lutei" muito... mas lá fui conhecer o tal sítio (FRED.... PERCEBO O QUE DIZES... JÁ LÁ ESTIVE, AHAHAHAH).
Passou, alguma, música engraçada... Heróis do Mar...Taxi... Blur... muito eighties... estava completamente enquadrada num daqueles programas do VH1... "SO 80's" o Dj devia ter algum parentesco ao Sr. Pescador (respeitável dj do ADN)... as passagens "em prego" eram frequentes... ditas normais... mas ninguém se parecia importar com o facto; mas a bela frase, uma vez dita, pelo MM, "é como passar de 5ª para 1ª"... adequava-se perfeitamente. A noite foi boa, belo jantar e gostei muito, obrigada!!! :-))))

... da mao pra boca....


Sempre gostei de tertúlias, aliás sempre quis fazer... tentei de todas as maneiras mobilizar o meu pessoal e criar momentos divertidos... fossem elas literárias, musicais, gastronómicas, mistas... com doce ou manteiga... ecléticas ou etéreas; mas uns não tinham tempo, outros achariam rídiculo ou simplesmente não estariam "prá í" virados(as).
Ontem... da "mão prá boca" soltaram-se palavras, fizeram-se conjecturas, os temas foram variados... comi o mil folhas ( e confesso que me senti traída pelos "tertuliadores mor" da coisa... por publicitarem "mil folhas gourmet" - e afinal eram normais.... malditos :-))). A conversa foi animada, decorreram e escorreram ideias, temas... com o "conversa puxa conversa", vamos conhecendo outras pessoas, concluímos que não somos os "únicos esquisitos" do planeta e encontram-se características comuns... culturais, visuais, etc.
Pena terei de não partcipar mais vezes porque o horário é "estranho" para mim... mas gostei muito e espero que todas as ideias sigam em frente...

P.S: RP, disse que a foto não era para publicar no blog... enganei-te, tal como o recheio do mil folhas...replleto de morangos que eu esperava encontrar... muahahaha

http://tertuliadamaopraboca.blogspot.com

quarta-feira, abril 05, 2006

Massa, Cinema e Vino Nuovo


Inaugurou, no passado dia 1 de Abril, a exposição de Nuno Saraiva - uma BD Spaguetti - no restaurante cantina Baldracca, antiga Cozinha de Fusão, situada às portas da Mouraria.
Trata-se de cerca de dez desenhos executados a acrílico expostos em
sequência para se lerem como uma enorme historia de banda desenhada,
um apanhado de fotogramas célebres que vão do Cinema Italiano
adaptados a um cenário de restaurante, com discursos cuja temática
gira à volta da rica gastronomia italiana ... com vinho rosso à
mistura.
A mostra homenageia pedaços de filmes como "La Dolce
Vita" de Fellini, ou " Il Sorpasso" de Dino Risi, e outras obras
emblemáticas de Luchino Visconti, Vittorio De Sica, Mario Monicelli,
Michelangelo Antonioni, Sergio Leone, Pier Paolo Pasolini ou Dario
Argento.
(patente até dia 1 Junho)
Obrigatório ir lá comer uma massa à Baldracca e inspirar o estômago com fracções, suposições e muito vinho tinto!!!

comment? ... movement?... ecoute moi!!!




Lesbian on Ecstasy... o nome é sugestivo (e não... não me mudei para o outro lado... CREDO!!!) criaram um movimento "noisy", um tanto ou quanto "abandalhado" dance -punk com algum sentido de humor e inteligência. Aclamando causas femininistas/rockistas do passado clássico reencontram-se com sons modernos da dance floor... (uhhhh)incluem vários géneros, como referência, como o hardcore misturado com breakbeat e muitos samples electrónicos. A característica é provocativa e têm influências várias (Peaches, Le Tigre, etc). Estas Canadianas (do lado français - Quebec) apanharam-me de surpresa num programa sobre música que estava a dar no ARTE, há umas semanas... e a música até me cativou, apesar da pesquisa ainda não ter sido acesa. mas o que ouvi gostei!!! Giggles in the Dark: The Remixes pareceu-me bem, dançável.. e um pouco frenético... boas conjecturas :-)

http://www.alien8recordings.com/alienlp56.php3

Non-Stop Je Te Plie en Deux

We are Wolves são outra banda canadiana... desconheço a integridade/preferência de ordem sexual dos senhores mas tocam bem :-)
Electro/shout-punk trio é como se caracterizam ( e oh lah se gritam). têm muita energia, ritmo e irreverência. No site dá para ouvir uns 30 seg de música (confesso que ainda não tive muito tempo para explorar mais... mas agradou-me!!!)


www.wearewolves.net







Duchess Says
Destes senhores... de site dúbio (religioso..ou coisa assim...não percebi muito bem)... também têm umas sonoridades interessantes... dá para ouvir algumas no site.

http://www.duchesssays.com/dsays.html

terça-feira, abril 04, 2006

and quite a move... ;D


"Ok, OK!!!!! Girls in the back.... higher, higher"... UUUUUUUUUhhhhhhh....
O alternativo britânico está em completa projecção de background bastante conhecido dos british... (oh the british...) White Rose Movement surgem com este single originário...de um álbum que saírá a meados deste mês... não me recordo do nome... mas este "girls in the back" já anda a rodar há algum tempo por aí... a música é boa, apesar de um estilo/imagem (que eu aprecio) mas que já é um bocadinho "fake"... correndo o risco (se é que já não se desgraçou) de cansar...uma clonagem com pedacinhos de Franz Ferdinand, Arcade Fire (na sonoridade)...pitadinhas dos Editors (nos samples), etc... uma blond chic no teclado com postura "à la partner do Robert Palmer" (que Deus o tenha.. eheheh).... mais sensual, menos provocativa... mas cool uma Melanie Griffith, sem o Banderas...!!!

www.whiterosemovement.co.uk/

(o site é pobrezito... mas tem uma "dinâmica" engraçada e tem lá uns vídeos para quem ainda não viu...)

domingo, abril 02, 2006

sons nas terras altas...




O Março foi encerrado com todos os beats. A cave da Casa Mãe compôs-se de movimentos e fauna variada.
Mais uma vez soube bem ver o empenho de todos para realizar mais um evento de e para a juventude.
Abril nasceu e a desfolhada começa em direcção ao Verão...