sexta-feira, dezembro 30, 2005

Feliz Ano Novo!!!


Chegou a altura que muita gente anseia para fazer uma grande festa! Despedir-se do ano velho e dar as boas vindas ao novo ano. Anda tudo num corropio, viagem para aqui para acolá, telefonemas ofegantes com a azáfama da partida, do que se leva e quem se leva. Há quem tenha lugar reservado desde o ano passado ... tal é a esperança dos "espécimens" em fazer o melhor para que tudo corra bem no ano novo. As cores que vão vestir, a tradicional cueca azul oferecida por alguém (é ridículo a procura nesta altura pela cueca azul... já assisti... a disputas.... sério :/)
Na minha opinião as pessoas encaram estas festividades com demasiada seriedade perdendo o espírito que realmente importa. Juntar os amigos/família, conviver, brindar e abraçar, etc e tal.
A coisa é apenas mais um pretexto para nos juntarmos onde nos sentirmos bem e estar com quem queremos. Isto aplica-se também ao Natal, à Páscoa e aos feriados? adiante...
Estou contente por esta altura do ano ver entusiasmo nos amigos, na família e grande empenho no "gathering".
Curioso como o tempo passa depressa, ainda "ontem" era a euforia do milénio, do ano 2000... e já passaram tantos dias, horas e coisas.
Normalmente nunca faço grandes planos para o fim-de-ano... mas em 2001 passei em 6 sítios diferentes, na mesma noite, eheheh. 6 convites (quase) irrecusáveis. Jantei com a família, fui comer a sobremesa na casa de uma amiga, saí novamente e fui beber "champanha" na casa de outros amigos, passei de raspão noutra festa de amigos, brindei a meia noite na casa da minha prima, e fui para outra festa (que já tinha acabado)... e acabei por voltar à casa da prima... onde estava a haver karaoke...não fiquei lá muito tempo obviamente e estava estafada. Foi diferente!!! O importante é divertirmo-nos, certo?
Quero desejar a todos os meus amigos, família, conhecidos e a mim :-) um especial Ano Novo de 2006 com muito amor, saúde, surpresas boas e muita sorte!!!Que todos concretizem os seus objectivos, sejam optimistas e que se divirtam até rebentar, porque não há tempo para contratempos :-)) Até para o ano :-) BEIJOS

quinta-feira, dezembro 29, 2005

El Conde Dracula con relleno de chicle


Ontem, sem querer, voltei à minha era do ciclo e do "ti manel homezinho" que vendia doces pegajosos quase à porta da escola. Após ter degustado um chá no La Boheme na hora de pagar o meu olho de falcão para estas pequenas relíquias das reminiscências corporativas da infância/adolescência fixou-se numa pequena taça cheia de chupas. Pensei para comigo "será que é?" aproximei-me e ERA MESMO... os chupas vermelhos do "el conde drácula" que deixavam a língua vermelha e no final a bela da pastilha elástica (também havia versão rebuçado), bah aahahah...
Fiquei encantada e cravei logo um... já não encontro este tipo de "corantes nocivos" há anos. Adorava os "estalitos" havia em vários sabores - coca-cola, morango, ananás? whatever ... metíamos na boca e era um autêntico fogo de artifício e cocequinhas no céu da boca, mua ahahah...
A foto está muito má... mas dá para ver do que falo :-D (óh pró morceguitos no invólucro e o El conde com o seu risco ao meio cheio de brilhantina).

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Elogio ao Amor por Miguel Esteves Cardoso (Expresso)


Apesar da admiração que tenho pelo Miguel Esteves Cardoso, pela escrita e modo de pensamento analítico que faz das situações e das "coisas", pela crueza e pureza com que trata os assuntos sobre os quais escreve e pela aparente sinceridade e credibilidade que tem neles, achei que este texto estava muito bonito e muito transparente. Decerto já deve ter rodado a net umas milhentas vezes, mas hoje foi a primeira vez que o li e gostei, daí partilha-lo aqui nas "alegações somatotópicas". Eu partilho quase toda esta opinião porque me considero uma observadora (às vezes demasiado indiscreta, eheheh) e ainda ontem fui ao IKEA e a quantidade de casalinhos a discutir por todos os cantos dos "protótipos" de casinhas acusam esta nova sociedade... como dizia uma amiga: "vir ao IKEA com o marido ou namorado é assassinar a relação, ahahaha".
Onde é, por vezes, muito evidente são os casais nos restaurantes... em silêncio toda a refeição (como diz o meu pai "quando se canta não se assobia") como se fossem estranhos que partilham uma mesa...
O texto para alguns poderá ser lamechas... para outros uma verdade e para outros, ainda, um ultraje... à vossa consideração!!!!


"Há coisas que não são para se perceberem. Esta é uma delas. Tenhouma coisa para dizer e não sei como hei-de dizê-la. Muito do que sesegue pode ser, por isso, incompreensível. A culpa é minha. O quefor incompreensível não é mesmo para se perceber. Não é por falta de clareza. Serei muito claro. Eu próprio percebo pouco do que tenhopara dizer. Mas tenho de dizê-lo. O que quero é fazer o elogio do amor puro. Parece-me que já ninguém se apaixona de verdade. Já ninguém quer viver um amor impossível. Já ninguém aceita amar sem uma razão.Hoje as pessoas apaixonam-se por uma questão de prática. Porque dá jeito.Porque são colegas e estão ali mesmo ao lado.Porque se dão bem e não se chateiam muito. Porque faz sentido.Porque é mais barato, por causa da casa. Por causa da cama.Por causa das cuecas e das calças e das contas da lavandaria.Hoje em dia as pessoas fazem contratos pré-nupciais, discutem tudo de antemão, fazem planos e à mínima merdinha entram logo em ”diálogo".O amor passou a ser passível de ser combinado.Os amantes tornaram-se sócios. Reúnem-se, discutem problemas, tomam decisões. O amor transformou-se numa variante psico-sócio-bio-ecológica de camaradagem.
A paixão, que devia ser desmedida, é na medida do possível.O amor tornou-se uma questão prática.O resultado é que as pessoas, em vez de se apaixonarem de verdade, ficam "praticamente" apaixonadas.Eu quero fazer o elogio do amor puro, do amor cego, do amorestúpido, do amor doente, do único amor verdadeiro que há, estoufarto de conversas, farto de compreensões, farto de conveniências de serviço.Nunca vi namorados tão embrutecidos, tão cobardes e tão comodistascomo os de hoje.Incapazes de um gesto largo, de correr um risco, de um rasgo deousadia, são uma raça de telefoneiros e capangas de cantina, maltado "tá bem, tudo bem", tomadores de bicas, alcançadores de compromissos,bananóides, borra-botas, matadores do romance, romanticidas.Já ninguém se apaixona? Já ninguém aceita a paixão pura, a saudadesem fim, a tristeza, o desequilíbrio, o medo, o custo, o amor, adoença que é como um cancro a comer-nos o coração e que nos cantano peito ao mesmo tempo?
O amor é uma coisa, a vida é outra. O amor não é para ser uma ajudinha.Não é para ser o alívio, o repouso, o intervalo, a pancadinha nas costas, a pausa que refresca, o pronto-socorro da tortuosa estrada da vida, o nosso "dá lá um jeitinho sentimental". Odeio esta mania contemporânea por sopas e descanso.Odeio os novos casalinhos. Para onde quer que se olhe, já não se vê romance, gritaria, maluquice, facada, abraços, flores. O amor fechou a loja.Foi trespassada ao pessoal da pantufa e da serenidade. Amor é amor.É essa beleza. É esse perigo.O nosso amor não é para nos compreender, não é para nos ajudar, não é para nos fazer felizes.Tanto pode como não pode. Tanto faz. É uma questão de azar. O nosso amor não é para nos amar, para nos levar de repente ao céu, a tempo ainda de apanhar um bocadinho de inferno aberto.
O amor é uma coisa, a vida é outra. A vida às vezes mata o amor.
A "vidinha" é uma convivência assassina.
O amor puro não é um meio, não é um fim, não é um princípio, não é um destino. O amor puro é uma condição.Tem tanto a ver com a vida de cada um como o clima. O amor não se percebe.Não é para perceber. O amor é um estado de quem se sente. O amor é a nossa alma.É a nossa alma a desatar. A desatar a correr atrás do que não sabe,não apanha, não larga, não compreende. O amor é uma verdade. É porisso que a ilusão é necessária.A ilusão é bonita, não faz mal. Que se invente e minta e sonhe o que quiser.O amor é uma coisa, a vida é outra. A realidade pode matar, o amor é mais bonito que a vida. A vida que se lixe. Num momento, num olhar, o coração apanha-se para sempre. Ama-se alguém. Por muito longe, por muito difícil, por muito desesperadamente. O coração guarda o que se nos escapa das mãos.E durante o dia e durante a vida, quando não esta lá quem se ama,não é ela que nos acompanha - é o nosso amor, o amor que se lhe tem. Não é para perceber. É sinal de amor puro não se perceber, amar e não se ter, querer e não guardar a esperança, doer sem ficar magoado, viver sozinho, triste, mas mais acompanhado de quem vive feliz. Não se pode ceder. Não se pode resistir. A vida é uma coisa, o amor é outra. A vida dura a Vida inteira, o amor não. Só um minuto de amor pode durar a vida inteira.E valê-la também."

Afinal ela existe??


êch êch êch...Este é um desenho do Zé Nova, artista plástico de Setúbal, "companheiro" da Ilustração (embora já veterano na área) eu ainda sou maçarica :-] Ele tem um projecto e faz t-shirts com estas e outras impressões... "Jovem, se és arrojado e queres uma "Stª Cona que assobia na tua camisa... atira-te ao site" :-P

http://www.design-hall.com/T-shirts/index.html

PS: o desenho tá muito groovy

terça-feira, dezembro 27, 2005

Warning this product is tested on animals :-]


Regresso ao trabalho, logo agora que me tinha habituado a não acordar (plim) às 07h00 e ficar a anhar até serem horas decentes de alguém acordar. Férias de Natal... este é o último ano que tiro férias no Natal... acabo sempre na companhia de nariz entupido, fungado, rouca, febril e embrulhada em 1000 lenços de papel.... em casa a ser deseducada pela excelente programação da tv :-( Estou descontente com os directores de programação de todas as estações televisivas (boicote JÁ). Esta gente não tem senso comum e fartam-se de repetir séries e filmes de série "K".Para não falar nos "intervalos comerciais" que duram uns 10 minutos com a porcaria do "sapoide" - "Neve 1; Neve 2", etc "manda já uma msg para 4400? e terás o novo som da Madonna... para protegeres o teu telemóvel manda msg com Alarme 1".....ARRRRRGHHHH QUE ÓDIO ... ainda por cima com aquelas musiqinhas de disco ranhosa e repetem isto vezes sem conta. O anúncio da Optimus... já mudavam de música né? fartote!!! Safam-se o AXN e Fox... não me importo de rever os Simpsons ou os CSI's... anyway...
Mais um Natal que passou e mais um ano que se aproxima... estou ansiosa para dar um chuto neste 2005 e receber o novo ano com a esperança de ser melhorzito.
O Natal foi o costume... muita sericaia e mais sericaia e mais e mais... etc... a consoada vai tendo cada vez menos importância, mas foi animada pela chuva e pela ondulação do valente mar da Costa Alentejana. Já não se espera pela meia-noite pelos presentes... acho que por volta das 19h00 dei os presentes aos meus pais... (deprimente)... no dia seguinte a sol apareceu e ainda deu para uma voltinha na praia, o mar, também esse, estava em descanso natalício :-( sentei-me na areia e ainda consegui desfrutar um bocadinho das Confissões de uma Máscara do Mishima... um tanto ou quanto autobiográfico... memórias de um rapaz que vive por trás da sua homossexualidade... anyway... o dia foi sendo engolido pelas núvens e a chuva caíu durante toda a noite.
O dia 25... normalíssimo com as desavenças normais domésticas... e atribulações cósmicas siderais... comeu-se e já está feito o Natal!!! Ah.... ainda sobrou Sericaia ... hummmmmmmm....e o Pai Natal foi generoso :-)

quinta-feira, dezembro 15, 2005

!!!


Esta é a imagem que tenho todas a noites da minha sala de ilustração. Logo no primeiro dia na exploração do espaço encontrei um recanto excelente para pensar e colher ideias da brisa marítima que os cacilheiros emanam. Sou presença habitual neste terraço, antes da aula, no intervalo ou até mesmo quando a vontade exaspera e a tinta não corre. Ontem estava extremamente calmo, normalmente temos a companhia dos check-sound do Santiago Alquimista, mesmo debaixo da sala, ou de alguém que liga um rádio e canta exaustivamente :-)
Mas ontem até dava para ouvir o deslizar dos barcos no rio, as pessoas a conversar em suas casas (já apanhei pessoal a despir-se no prédio em frente e a fazer grande figurino ao espelho, tipo: "sou bom, muito bom, eheheh) e é divertido ver o quotidiano medido em apenas minutos destes lugares onde moram gente! Normalmente já estou tão cansada que só de olhar para aquelas luzinhas ao fundo lembro-me do trajecto que ainda tenho de fazer :-/ mas abstraio-me e contemplo a vista, a brisa fria e o entrelaçar de movimentos, barulhos e silêncios recônditos. é mais um lugar perfeito!

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Cash in the Attic


...este é o nome de um dos programas da BBC; um género de House/Garden Invaderes ou Changing Rooms, com outra dinamização propulsora.... :-)
Ontem vi-o pela primeira vez e achei fantástico...
Ora,... consiste em "esvaziar" a casa/sotão de cangalhada e bugiganga que as pessoas acumulam ao longo dos anos... ou seja... alguém da casa (DESCONTENTE) contacta estes senhores e eles vão a casa sobressaltar a/o coleccionador(a) de trapinhos, bonecada de louça e outras peças intragáveis que as pessoas recolhem nas suas casas, chamando-as de decoração (valha-me deus). Naquela altura desejei que houvesse este programa cá... era uma limpeza que fazia na minha casa e um ataque cardíaco para a minha mãe... começando pelo cão ...muahahahahahah).
Com muita resistência a nobre senhora(traída pelos filhos) abre a sua porta a estes defensores da limpeza, amantes de leilões e homens creditados da boa decoração...simples... e simpática para arrasar com a pinderiquice acumulada. Bem, estas pessoas normalmente compram estas coisas á toa, nem tantnto pelo bel prazer de as plantar nos armários das suas casas... "Mrs, Dennam why did you both this?" ... "Oh dear, it cost only one pound" ... diagnóstico: ela deve ter uma costela portuguesa... o objecto, sem qualquer caracter decorativo ou funcional... uma tijela, vidrada meio partida.... um caco. Bom, mas o objectivo deste programa é recolher a cangalhada toda e levar a leilões (que são habituais em Inglaterra) e atingir 1000 libras que reverterão para um presente á escolha da família (neste caso foi uma escada para o sotão).
E lá foram eles com uma carrinha de caixa aberta para um leilão onde já tinham especificado o valor de cada peça...
Concluíndo, a bugiganga desta família passa para outras famílias.. o que permite, na minha opinião um ciclo vicioso na transição de objectos e para a continuação do programa...
Por acaso nunca fui a um leilão... e achei piada como as pessoas que licitam agem... piscando o olho, levantando o sobrolho, levando a mão ao nariz.... foi um piadão.
A família atingiu mais de 1000 libras... (curiosamente....) por peças que não valiam um chavo. Claro que o resto das outras pessoas que participam têm casas de velharias e recuperam essas peças para vender a outros pelo dobro.
As "garage sales" são outros dos "movimentos" que por cá não se vê... e que nos EUA é muito frequente... aqui... ou se metem ao lado do caixote do lixo ou vai-se à feira da ladra... nada excitante :-(
http://www.bbc.co.uk/antiques/tv_and_radio/cashintheattic_index.shtml

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Matrioskas com uma grande analogia :-)



Ontem fui ver o filme as "Bonecas Russas" do Cédric Klapisch, sucessor da Residência Espanhola... "Cinco anos depois das suas aventuras em Barcelona, Xavier vive agora em Paris e tenta a realizar o seu sonho de infância: ser escritor. No entanto, sente-se um pouco perdido, pois ganhar a vida como escritor não é assim tão fácil como ele poderia supor. Para além disso, a sua busca pela mulher perfeita fá-lo saltar de namorada em namorada, numa série de relações inconsequentes. . Com tanta coisa junta, Xavier tem dificuldade em concentrar-se. Mas uma viagem a Londres e a São Petersburgo vai permitir-lhe reconciliar o trabalho, a escrita e o amor." A analogia que este cria em relação às matrioskas é muito curiosa... como se sabe dentro da bonequinha grande existem outras.... cada uma dentro da outra... e como hoje em dia todos buscam a perfeição e sucesso em todos os pontos do puzzle na vida, expectando a toda a hora pelo perfeccionismo de ser feliz... isto vai de encontro à "viagem" de Xavier, que pode ser qualquer um de nós, na busca da mulher/homem ideal... abre-se uma boneca, brinca-se.... mas sempre na expectativa de ver a outra e a outra e a outra... e assim se chega ao fim... sem boneca... (ou com várias, eheheh)inconsequentemente "perdidos". É um filme muito divertido, com bons momentos :-)

http://www.marsdistribution.com/site/poupeesrusses/

Greve!!!

Está prevista uma greve da administração local para 13 e 14 de Dezembro. Qual é a ideia de apenas parar as Juntas de Freguesia e Autarquias? Ainda por cima nesta altura do ano?... Sinceramente acho que anda tudo ao contrário...os Sindicatos não se entendem e quem se lixa é o mexilhone... numa altura como esta em que está tudo decidido em termos de orçamentos para 2006 faz-se uma greve de dois dias que apenas vai favorecer os cofres à custa de dois dias de ordenado dos trabalhadores. Obviamente que, pelo menos 50% do "operariado" está renitente em fazer esta greve. Se a estrutura fosse diferente, se toda a função pública aderisse isso sim podia defender uma posição... mas andam todos descoordenados... burocracia atáxica mental. Os médicos fizeram a semana passada, os professores o mês passado... e agora "nós"?... Teria algum impacto se fosse a nível nacional... mas assim só se gera revolta. Alguém anda com falta de tempo para fazer compras de Natal? (desculpem a ironia... mas parece!!!).
Querem retirar-nos um subsídio (Natal ou férias) qualquer dia são as regalias de saúde... mas a culpa é de quem vota no Governo... e ainda enchem o papo (alguns meninos) que o Cavaco é o melhor candidato para as presidênciais. A pressão por parte de outros é intensa "TEMOS QUE FAZER GREVE" (o meu pai deserdava-me se eu não fizesse...eheheh... ele que em tempos aureos foi um lutador e activista...) mas mesmo assim ainda estou a ponderar. Concordo com a luta contínua, com a reivindicação laboral para melhores condições mas anda tudo do avesso?! Na minha opinião, isto não vai ter grande impacto... as pessoas não vão aderir e ainda se vão rir da FP... mas as pessoas têm medo das represálias... e que elas há, há!!!

sexta-feira, dezembro 02, 2005

...!!!... :-D





Apesar, de como disse há uns posts atrás, não fazer árvore Natal, ou até mesmo ignorar o dia... quero receber prendas à mesma, claro!!!...
Ora, família e amigos... e a quem demais quiser :-) a minha lista, deste ano... é:


"Resistir" - Ernesto Sabato;

"Asfixia" - Chuck Palahniuk

"Amigos de Objectos Interpretáveis" . Miguel Tamen (Lígia, não te deixes intimidar pelo senhor da Bertrand... ele não se quer dar ao trabalho de procurar e daí aquela resposta infeliz... ESTRUPÍCIO);


Adiante...

"Uma vida... 1000 Imagens" - Vasco Granja


"Confissões de Uma Máscara" do Yukio Mishima...

Para não falar nos packs (DVD) do Conan e do Woody Allen... surpreendam-me :-)

Se me lembrar de mais alguma coisa... voltarei!!! :-)